Placa Mercosul: como saber a cidade de origem de um carro?

  • 21/02/2023
  • 4 Comentário(s)

Placa Mercosul: como saber a cidade de origem de um carro?

Com a adoção da placa Mercosul no Brasil, consultar a origem do carro com apenas uma olhada se tornou mais difícil.

A mudança do layout da placa, com uma distribuição diferente de letras e números, deixa a consulta visual, para saber cidade e estado do qual o veículo advém, mais trabalhosa, já que antes tais informações eram facilmente visíveis nas placas antigas.

Existe um modo para identificar as placas e descobrir a origem do veículo. Necessitará de um pouco mais de esforço por parte do interessado, mas não é nada complicado

Através do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pessoa poderá consultar a placa do carro, de forma legal e obter informações oficiais sobre a placa.

Disponível para Android e iOS, o Sinesp Cidadão tem vários recursos à disposição do cidadão. Além da consulta de placas, também é possível realizar consultas de mandados de prisão, desaparecidos, realizar denúncias e ter acesso à lista de procurados do Brasil.

A consulta de placas é simples e demanda poucos segundos. Ela retorna aos usuários a marca, modelo, ano de fabricação, cidade e estado de registro do veículo. Vale ressaltar que essa pesquisa no aplicativo só é válida para placas do modelo Mercosul.

Realizando um cadastro no app é possível fazer outras consultas referentes ao veículo, como registrar alertas de furtos e roubos.

Quando a troca da placa é obrigatória?

Quem tem a placa antiga não precisa se preocupar, pois a troca da placa para o modelo Mercosul não é obrigatória.

De acordo com a Res. 969/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a implantação é obrigatória para o primeiro emplacamento, ou seja, o cidadão que adquirir um veículo novo deve obter a placa padrão Mercosul.

Para os veículos que já estão em circulação e que ainda possuem a placa cinza, somente se exige a PIV somente nos casos de transferência de domicílio de veículos (mudança de estado ou município), mudança de categoria do veículo, furto ou roubo e dano da referida placa.

Mesmo que o veículo não se enquadre nessas condições, se desejar, o proprietário pode adotar o novo sistema de emplacamento.

Foto: Reprodução


#Compartilhe

4 Comentários


Deixe seu comentário








Margarida Vaz

27/08/2021

Pois aqui em Campina dos Martins também vimos esse mesmo fenômeno onte após a chuva, nos canteiro de fumo, parecido com enxofre

Lucinda

27/08/2021

Aqui em Agudos do Sul também apareceu nas estradas próximo ao reflorestamento de bracatinga, acredito que foi pólen das flores desta pois está no auge da floração.

Antônio dos Santos carvalho

23/02/2023

Olá. Falam , falam e a placa continua sendo uma incógnita. Vemos a placa e não sabemos se o veículo é do seu município ou do Ceará. A criminalidade adora.

José Luiz da Silva filho

26/02/2023

Gostei muito palca Nova porque eu tenho um carro

José Carlos Ferreira da Silva

28/02/2023

Esse novo modelo de placa dificulta para o codadao leigo em caso de acidente para a identificacao do autor, nao aprovo!!!!

Rubens roveri

01/03/2023

Espero que agora fique está placa e bem mais bonita ok

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes